Welcome

Bem vindos à Caelum Online. Divirta-se neste mundo de realidade virtual cheio de mistérios, rumores e muita luta! Dizem por aí que algo de muito estranho circunda esse jogo. Será verdade?

RUMORES
RUMORES
NEWS
NEWS
Últimos assuntos
» Mais um novato na area!
Sex Jun 17, 2016 6:02 pm por Vincent Eldoras

» Registro de Imagens
Sex Jun 17, 2016 5:59 pm por Vincent Eldoras

» Um RPG interessante
Sex Maio 27, 2016 8:19 am por Michael Samson

» [CHAT] - Vamos conversar!
Sab Abr 02, 2016 1:39 pm por Aesthesys

» Eu estou aqui!
Sab Jan 30, 2016 1:29 am por Morrighan

» New guy comes to say hello
Sex Jan 29, 2016 6:27 pm por Balzack

» Eu voltei!
Seg Jan 11, 2016 5:37 am por Aesthesys

» [F.A.Q.] - Perguntas
Sab Jan 09, 2016 5:41 pm por Midnight

» [Aventura] - Aqualino
Sex Jan 08, 2016 6:22 am por Aqualino

VAGAS

6/9

Parceiros

PARCEIROS

Nosso banner:

Créditos

CRÉDITOS E AGRADECIMENTOS

CAELUM ONLINE é um rpg ambientado dentro de um ''jogo online'', com bases e referências de Sword Art Online, .Hack, Monster Hunter e Log Horizon. O role play game foi desenvolvido por Aesthesys. A skin e uma parte dos gráficos do fórum foram construídas pelo colaborador The Unnamed King. As imagens foram retiradas do site zerochan, deviantart e google e pertencem a seus respectivos autores.
É estritamente proibida a cópia de imagens, códigos ou sistemas do jogo sem a autorização prévia do dono do fórum. Agradecimento especial para todos que colaboraram com esse projeto, pois sem eles, eu jamais teria seguido em frente com essa ideia.

Muito obrigado! ??????

[PESQUISA] Narração

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[PESQUISA] Narração

Mensagem por Aesthesys em Ter Mar 10, 2015 12:35 pm

Olá a todos!
Eu criei este tópico a fim de saber a opinião de vocês em relação a uma idéia que tive e gostaria de implementá-la no fórum. Como tudo que faço, procuro sempre obter o máximo de opiniões possíveis e ponderar todos os prós e contras de alguma idéia discutida.

Recentemente tenho pensado em criar um método próprio de narração no fórum. Eu apresentei esta idéia ao nosso Moderador Caelestinus e ele foi um pouco contra. Então gostaria também de saber a opinião de vocês sobre a idéia! Abaixo estarei informando em detalhes qual é ela.

Bem...

Considerando que a idéia central aqui no fórum é a de simular vocês dentro de um ambiente Online, isto significa que devemos lhes dar o direito de fazer suas próprias escolhas em meio ao mundo aberto de Caelum, assim como vocês o fariam se estivessem jogando um MMORPG. Correto?
O papel do Narrador neste caso é o de lhe apresentar uma situação, fruto das decisões tomadas pelo seu personagem. Felizmente todo bom Mestre tem a opção de melhorar um pouco essas situações com a sua criatividade, porém, quero deixar que as influências do GM sejam mínimas em suas aventuras. Você será dono do seu próprio nariz e irá decidir como, quando ou o quê irá fazer.

Nós lhe damos as cartas e vocês as escolhem. Existem N formas de se narrar, e não pretendo discutir cada uma delas aqui com vocês, mas sim, apresentar o método que estou querendo criar no fórum.
Este método é mais próximo ao tipo de Narração feita nas mesas de RPG. Os turnos se concentram no momento que se passa, e não nos acontecimentos futuros. Se você, por exemplo, quiser barganhar a compra de um item com outro jogador, cada turno seria equivalente ao momento presente e momentâneo que se passasse entre a conversa de vocês e forma como cada um iria tentar tirar vantagem do outro nos preços.

Quando um Narrador pula muitas cenas, acredito que ele também pule muitas oportunidades legais de você poder interpretar seu tão amado personagem. E se você tem uma grande afinidade por ele (como eu espero que tenha), se torna bastante chato o Narrador tomando o rumo das situações e te privando de interpretar os momentos que você gostaria e interagir mais profundamente com o momento, seja por causa de pressa ou mesmo a forma como ele narre.

Se, por exemplo, sua intenção é ir da Praça Arterial até a Sorriso Dourado, alguns narradores e jogadores simplesmente escreveriam que você se locomoveu de um lugar até outro em um único turno, quando na verdade você poderia explorar cada passo do seu personagem e interagi-lo com o ambiente. Citar as ruas movimentadas, as lojas de esquina, os becos escuros, os cheiros agradáveis, a brisa que passa entre seus cabelos...

E cada esquina, cada rua, seria narrada em um turno só. Mas então vocês me perguntam:

“Isso não iria demorar demais?”

De fato, iria. Mas porque não? Se você está aqui para se divertir, então que faça uso do seu personagem de uma maneira mais profunda e se divirta direito! Cada passo é uma aventura, e se você está aqui apenas pra lutar e coletar experiência, sem se importar com quem seu personagem é, sinto muito, mas este não é o melhor fórum pra você jogar.

Encarem a situação como um livro. Você é o personagem central deste livro, e por isso, cada passo significa uma grande importância na sua história. Você tem que se sentir dentro desse ambiente, assim como um livro é capaz de te imergir numa história.

Se você cria algo, você deve amar o que criou. Ele é seu. Você o fez do jeitinho que queria, justamente para usá-lo em um mundo específico. Então nada melhor do que ter essa experiência mais profunda com os momentos vividos por seu personagem.

Mas deixando isso de lado, qual a vantagem de se usar esse método?

Os turnos são menores, mais simples e envolventes. Isso não vai te custar grande tempo, o que geralmente é o que mais impede as pessoas de manterem uma freqüência regular de post’s. Em poucos minutinhos você é capaz de construir um turno. Assim como seu Narrador também vai fazê-lo em pouco tempo.

É a primeira vez que eu tento usar esse método. E atualmente tento aplicar ele nas missões que estou narrando. Tenho muito que melhorar, mas me parece um bom método porque tenho conseguido ter uma freqüência de post’s muito boa, e acredito eu, em minha inocência, que as aventuras estão fluindo de uma forma bacana.

Porém para tudo existem os contras. E queria que vocês como jogadores e parte fundamental do fórum, pudessem ponderar essa idéia e dar seu feedback para nós. Cada opinião é de extrema importância, e vocês estão livres para discutir e debater ela neste tópico, respeitando, é claro, o próximo assim como você gostaria que o fizessem com você.

Abaixo irei simular uma situação para que vocês entendam melhor essa “mecânica”.

Narrador: Você chega até a rua da Sorriso Dourado, onde várias tendas são expostas e as pessoas circulam livremente entre elas. Um grande alvoroço pode ser escutado, como é de se esperar em lugares com muitas pessoas concentradas num mesmo espaço.

Jogador: Okimura (nome fictício do personagem) decide avançar cautelosamente sob essa rua. Ele procurava por algum informante capaz de lhe fornecer um tipo de informação crucial para sua busca: o nome de um mapa. Ele olhava para os lados a fim de achar algo ou alguém que indique ser um informante.

Narrador: Você andava entre a multidão e por vezes era empurrado pelas pessoas que passavam. A gritaria era alta, pois a rua era muito parecida com uma feira ao ar livre. Infelizmente sua caminhada era lenta, pois certamente haviam pessoas em seu caminho, que por sua vez, tinhas outras pessoas também no caminho delas. Porém, em dado momento você escutou algo como um “Psiu”. O que você faria?

Jogador: Okimura estava começando a perder a paciência. Definitivamente a Sorriso Dourado não era um lugar no qual ele desejava ficar por muito mais tempo. Tudo o incomodava! Porém enquanto ele caminhava por meio da multidão em busca de um informante, ele ouviu alguém emitir um som como se o estivessem chamando. Curioso e intrigado com a situação, neste instante ele cessou os passos deu uma breve olhada ao redor tentando achar de onde vinha aquele som.

Narrador: As pessoas passavam a sua volta e suas imagens mais pareciam um turbilhão em meio ao ir e vir. Demorou algum tempo para você localizar a imagem de uma figura misteriosa se sobressaindo de um beco escuro, localizado entre duas barracas próximas a você.  O jogador vestia uma capa negra que cobria parte de seu rosto, deixando apenas um queixo pontudo e uma boca amostra.
De fato, sua aparência não era nada encorajadora. Mas aquela situação poderia ser sua chance. O que fazer?

Jogador: Okimura apertou o passo diretamente ao jogador misterioso. Como aviso, ele mantinha as mãos sob a ponta do cabo de sua katana na cintura, possuindo um olhar firme e uma expressão sólida no rosto. Tentaria se aproximar cautelosamente, sem dizer muitas palavras. Talvez não fosse bom tratar de assuntos em um lugar cheio como aquele.

Narrador: Vocês pararam de frente um para o outro. Foi possível notar que ele era ligeiramente mais baixo que você, e por isso, havia erguido levemente a cabeça a fim de te olhar.
- Eu sabia que te encontraria aqui. – Silvou.

Ele virou pelos calcanhares em direção ao beco, fazendo menção para segui-lo.

Jogador:

- Você já sabia sobre mim? Mas como isso é possível?

Okimura estava perplexo enquanto o seguia. Apertava agora mais firmemente sua katana, pois não se sentia nada a vontade com isso. Seguir um estranho por um beco escuro não é nada seguro.

Narrador: O sujeito mal pareceu se importar com sua pergunta, pois não fez qualquer gesto perante a ela. Simplesmente continuou sua caminhada, cruzando uma esquina em V e cessando os passos de frente a uma porta escondida.

- É claro que eu o sabia. É meu trabalho. – Um sorriso forçado se esboçou em seus lábios visíveis. – Você procura exatamente os tipos de informações que eu tenho. Se interessa?
A pessoa girava a maçaneta da porta, abrindo-a com um gesto para que você entrasse, caso quisesse.

Obviamente vocês tem a opção de fazer muito melhor do que isso. Mas o que quero dizer é: Foquem cada turno no momento presente. O Narrador reage aos seus atos. E não você aos dele. Faça o que quiser e se quiser. É você quem escolhe. Cada Narrador tem seu método de narração, mas eu gostaria de padronizar isso aqui dentro para que você, jogador, não precise ficar se adequando a cada Narrador que vá pegar.

Aesthesys
 Staff
 Staff

HP:
100/100  (100/100)
SP:
100/100  (100/100)
EXP:
0/200  (0/200)

Ver perfil do usuário http://caelum-online.forumeiros.com

Re: [PESQUISA] Narração

Mensagem por Axis em Ter Mar 10, 2015 1:59 pm

Aesthesys, achei muito interessante, na verdade, uma ideia muito, muito boa. E se for desta forma como você explicou, deixará o jogador livre para fazer suas próprias escolhas dentro jogo, mesmo que ainda tenha um objetivo. Por exemplo, o objetivo da quest é encontrar uma certa pedra preciosa para uma senhora de idade, neste caso, será o jogador que construirá a trajetória para encontrar essa pedra, MAS o narrador estará ali para ajuda-lo, ou seja, narrando a situação, introduzir, ou melhor, apresentar a ambientação, as informações necessária para deixar a aventura mais interessante - divertida - e administrar com as consequências das escolhas dos jogadores. Basicamente, esse seria a verdadeira função do GM e do RP.

Claro, vai ser necessário de bom senso de ambos os lados, isto é, do narrador e do jogador. Resumindo, eu apoio a nova forma de narração. Sou apenas uma jogadora, mas espero que todos também curtem. :D E se for aceito, só precisará de um tópico explicativo de como o narrador deverá agir com o jogador e o jogador com o narrador. :3

Axis

HP:
100/100  (100/100)
SP:
95/100  (95/100)
EXP:
0/200  (0/200)

Ver perfil do usuário

Mensagem por Caelestinus em Qui Mar 12, 2015 7:29 pm

O fato pela qual estou um pouco contra não pela coisa em si, pois eu gosto e prefiro que os players tomam seus próprios rumos e rotas para resolverem os desafios, afinal não é o narrador que "controlam" o destino mas sim os players que moldam o caminho deles.

A parte em si que estou contra é o quesito da narração ficar muito simples e breve. Não é que queira que o narrador faça uma bíblia narrando, mas sim que a situação, local e etc. sejam bem descritas para que o player possa entender bem o que está acontecendo, os  recursos que tem a sua disposição para fazer então a sua estrategia e movimentos.

Fora isso, eu concordo com o resto xD
Caelestinus
 Staff
 Staff

HP:
100/100  (100/100)
SP:
100/100  (100/100)
EXP:
0/200  (0/200)

Ver perfil do usuário

Mensagem por Caesar em Qui Mar 12, 2015 7:37 pm

Caelestinus escreveu:O fato pela qual estou um pouco contra não pela coisa em si, pois eu gosto e prefiro que os players tomam seus próprios rumos e rotas para resolverem os desafios, afinal não é o narrador que "controlam" o destino mas sim os players que moldam o caminho deles.

A parte em si que estou contra é o quesito da narração ficar muito simples e breve. Não é que queira que o narrador faça uma bíblia narrando, mas sim que a situação, local e etc. sejam bem descritas para que o player possa entender bem o que está acontecendo, os  recursos que tem a sua disposição para fazer então a sua estrategia e movimentos.

Fora isso, eu concordo com o resto xD

Faço destas palavras as minhas.

HP:
100/100  (100/100)
SP:
100/100  (100/100)
EXP:
0/200  (0/200)

Ver perfil do usuário

Mensagem por Aesthesys em Qui Mar 12, 2015 7:46 pm

O fato das Narrações serem breves é resultado da momentaneidade que se passam os turnos. As vezes os Narradores avançam demais nos fatos e privam os jogadores da "liberdade" de se fazer as coisas ou mesmo dialogar com um NPC da maneira que ele quiser. Porém, fica a critério de cada um o quanto irão enriquecer suas narrações com os detalhes mais ínfimos possíveis.  xD
Mesmo porque os "requisitos" de detalhes exigidos em cada turno, dependerá diretamente das ações pretendidas do jogador no turno anterior. Então vai de cada um. Porém as narrações tendem a ser mais curtas.

Aesthesys
 Staff
 Staff

HP:
100/100  (100/100)
SP:
100/100  (100/100)
EXP:
0/200  (0/200)

Mensagem por Hithlum em Sex Mar 13, 2015 8:35 am

Bom pessoal.... é só ter bom senso... dá pra ter um misto de posts mais rápidos para situações específicas (por exemplo posts pequenos durante uma negociação com algum mercador, tanto por parte do jogador quanto do GM) e posts mais elaborados (por exemplo se o jogador está se encontrando com alguém importante ou está finalmente enfrentando algum inimigo relativamente poderoso) ;)
Hithlum

Ver perfil do usuário

Mensagem por Fukinagashi em Sex Mar 13, 2015 8:47 am

Arashi escreveu:Bom pessoal.... é só ter bom senso... dá pra ter um misto de posts mais rápidos para situações específicas (por exemplo posts pequenos durante uma negociação com algum mercador, tanto por parte do jogador quanto do GM) e posts mais elaborados (por exemplo se o jogador está se encontrando com alguém importante ou está finalmente enfrentando algum inimigo relativamente poderoso) ;)

De fato, o que você diz faz sentido Arashi.

Eu só acho que se por exemplo, um jogador está andando na Sorriso Dourado e ele quer encontrar algum beco para que possa entrar nele, essa vontade deve ser expressa em seu post. Em seguida o Narrador faz o turno dizendo se ele encontraria ou não esse beco (ou o que quer que acontecesse depois disso).

Não é tão necessário ficar citando cada pedrinha que está no chão do local. É claro que toda aquela coisa lúdica de narrar o cenário e deixar a aventura "mais melhor de bão" é bem bacana e deve sim ser priorizada. Mas eu ainda sou adepto aos turnos curtos, bem descritos, porém, interessantes de se interpretar. Correr demais com os fatos nas Narrações prejudicam o andamento da aventura. É o que eu acho...

É como andar em tempo real num mapa. A cada passo dado, você vê coisas novas. Sejam elas pessoas, paisagens e afins. Isso dá uma sensação de desbravamento e inserção muito maior na aventura, porque o jogador sabe que o que ele fizer, influenciará de maneira muito maior o post a seguir do GM. O Narrador estaria narrando essas transformações em tempo real, ao invés de num único post citar isso tudo de uma vez. Quando você entra num local, você não o conhece de um todo. É aos poucos que você irá descobrindo ele. O mesmo se sucede com os diálogos e as lutas. Why not?

Se você vai interpretar um avatar dentro de um jogo Online, deve ser dada a mesma capacidade e autonomia nas decisões, que você teria na vida real. O Narrador tá ali somente pra "encalçar" suas decisões e transformar sua aventura numa coisa divertida. É óbvio que ele vai inserir alguns desafios pra você superar, porque isso faz parte. Mas no fim das contas o que importa mesmo é você se divertir com algo que você tenha criado: seu personagem.

PS: It's me, Aesthesys.
Fukinagashi

HP:
100/100  (100/100)
SP:
100/100  (100/100)
EXP:
0/200  (0/200)

Ver perfil do usuário

Mensagem por Fenris em Dom Mar 15, 2015 6:46 pm

Demorei um bocado pra parar pra poder postar aqui, mas agora vamos lá.

Pessoalmente eu já joguei em ambos os tipos de fórum propostos, tanto aqueles que contam com postagens extensas, quanto aqueles que possuem posts menores, já experimentei inclusive os que os narradores são personagens nas tramas, ou onde eles só aparecem em casos específicos como combates e afins. Dito isso, creio que de todos esses tipos os melhores fóruns são os de postagens que se focam no presente, assim como a sugestão do Aesthesys. Pra mim, é muito melhor acompanhar o crescimento de um personagem passo a passo do que se perder enquanto fica tentando decidir o futuros das postagens, na verdade isso é até mais simples. O mundo não para simplesmente por que o turno se passou, então por que deveria ser interpretado assim? Pra mim cada momento deve ser explorado em conjunto do narrador, e não como em alguns casos. Onde temos lugares onde um único jogador faz um post quilométrico, com uma infinidade de casos e mais casos onde é muito mais fácil se perder, ou esquecer de algum detalhe ou outro. 

Claro que podem acontecer posts, onde acontece mais coisa por vez, certas ações são melhores puladas que interpretadas, aposto que ninguém ia querer narrar uma história em onde após dez postagens, tudo que seu personagem conseguiu fazer foi sair de casa. Bom-senso serve para isso, para não tornar a narração em algo massante demais. No mais com turnos curtos a postagem tem uma continuidade bem bacana, uma coisa que pelo menos eu julgo importante em qualquer aventura. Além do que, pra mim é melhor um post pequeno e bem feito, do que um post enorme cheio de coisas que não vão acontecer repleto de erros. 

HP:
100/100  (100/100)
SP:
100/100  (100/100)
EXP:
0/200  (0/200)

Ver perfil do usuário

Mensagem por Vorem em Ter Mar 31, 2015 6:41 pm

Gostei e aprovo sua ideia Aesthe! Eu sei estou atrasado. 

Em minha época juvenil joguei muito RPG de Mesa (não sou velho, apenas experiente! =D), essencialmente a função do Mestre era apenas dizer se você conseguiu ou não efetuar ação, neste caso de Aesthesys com a sua ideia é exatamente a mesma essência acredito encaixar bem nos padrões do forum, principalmente em ambientes aberto ou situações na qual não haja combate.

Em relação ao combate não muito diferente, porém teria que cada monstro possuir sua propria ficha construída e de atributos distribuídos, pois são fatores que determina se sua ação foi ou não um sucesso, claro que os dados também são parte importante para definir esse resultado.

Basicamente o que Aesthe quer implementar vai agilizar os resultados, como um jogo você toma decisões certas e decisões erradas, sempre teremos mais de uma escolha e acredito que o Narrador sendo ele o mestre da partida definir isso em sua imaginação. 

Desculpa, mas essa é minha ideia que eu li do primeiro post, os outros fiz a leitura por cima e não consegui definir nada! Vou ler depois. 
Vorem

HP:
100/100  (100/100)
SP:
100/100  (100/100)
EXP:
0/200  (0/200)

Ver perfil do usuário

Mensagem por Aesthesys em Qua Abr 01, 2015 8:24 am

SilverHawk escreveu:Gostei e aprovo sua ideia Aesthe! Eu sei estou atrasado. 

Em minha época juvenil joguei muito RPG de Mesa (não sou velho, apenas experiente! =D), essencialmente a função do Mestre era apenas dizer se você conseguiu ou não efetuar ação, neste caso de Aesthesys com a sua ideia é exatamente a mesma essência acredito encaixar bem nos padrões do forum, principalmente em ambientes aberto ou situações na qual não haja combate.

Em relação ao combate não muito diferente, porém teria que cada monstro possuir sua propria ficha construída e de atributos distribuídos, pois são fatores que determina se sua ação foi ou não um sucesso, claro que os dados também são parte importante para definir esse resultado.

Basicamente o que Aesthe quer implementar vai agilizar os resultados, como um jogo você toma decisões certas e decisões erradas, sempre teremos mais de uma escolha e acredito que o Narrador sendo ele o mestre da partida definir isso em sua imaginação. 

Desculpa, mas essa é minha ideia que eu li do primeiro post, os outros fiz a leitura por cima e não consegui definir nada! Vou ler depois. 

Nunca é tarde, Silver!

É isso mesmo. Temos então: agilidade nos turnos, maior imersão e maior simplicidade nas coisas. Se você constrói um personagem, é porque você quer vivenciar momentos com ele. Damos essa chance a você, assim como total liberdade em seus atos e decisões. Serão suas ações que irão desencadear todo o andamento da história, e é você que decide seu próprio rumo nela.

Aesthesys
 Staff
 Staff

HP:
100/100  (100/100)
SP:
100/100  (100/100)
EXP:
0/200  (0/200)

Mensagem por Conteúdo patrocinado