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CAELUM ONLINE é um rpg ambientado dentro de um ''jogo online'', com bases e referências de Sword Art Online, .Hack, Monster Hunter e Log Horizon. O role play game foi desenvolvido por Aesthesys. A skin e uma parte dos gráficos do fórum foram construídas pelo colaborador The Unnamed King. As imagens foram retiradas do site zerochan, deviantart e google e pertencem a seus respectivos autores.
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Muito obrigado! ??????

[D] - Sistema de Armas

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[D] - Sistema de Armas

Mensagem por Aesthesys em Dom Jul 20, 2014 11:15 pm


SISTEMA DE NÍVEIS EM ARMAS

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Agora que sabemos a importância dos Ranks dentro do jogo, devemos dar destaque aos Níveis que mensuram o poder das armas dos personagens na Caelum Online. É importante saber que os Ranks dos personagens não possuem nada a ver com o seu Poder de dano. O que determina o dano que você é capaz de exercer é o nível de sua arma. Diferentemente dos Ranks que são limitados e vão até o nível SS, os Níveis das armas são infinitos e podem ser aumentados o quanto quiserem (desde que ganhem o Item Power Sphere). Isso significa que podemos ter duas pessoas de mesmo Rank, porém, de Níveis de armas diferentes. Ou seja, pessoas de mesma capacidade mas com poder de dano diferente entre si.

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Power Sphere


Existem duas maneiras básicas de se obter uma Power Sphere. Uma delas é uma maneira fixa, onde a cada Rank chegado, o personagem também upa um Nível de sua arma. A outra maneira é por através da narração, onde no término de cada missão, um Usuário denominado “O Baú da Sorte” definirá, pela sorte, quantas Power Sphere ganhará no final da missão, bonificadas por um marcador de narração. A lógica para isso também é simples:

Ao terminar uma ventura, antes do Staffer fechar o tópico, ele deve aguardar a chegada do Usuário O Baú da Sorte, que rolará 1 dado, onde, o número representara a quantidade de Power Sphere obtida no final da aventura. Além disso, será atribuido pelo staffer um marcador de narração, uma nota de 1 a 3 que definirá em que patamar se encontra a narração do jogador, conforme seu marcador, será adicionado as Power Sphere a quantidade conforme a tabela abaixo:
Marcador 1 - 1,5*Power Sphere obtida no dado.
Marcador 2 - 2,5*Power Sphere obtida no dado.
Marcador 3 - 3*Power Sphere obtida no dado.
O arredondamento será sempre feito para o menor número.






ARMAS

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O sistema de armas existente na Caelum se baseia simplesmente em você ser o próprio designer de sua arma. Contudo, existe apenas uma regra base para sustentar o seu desenvolvimento:

Toda arma deve ter pelo menos um cabo e uma lâmina ligadas uma à outra.

Respeitando esta lei máxima, o seu processo de criação será livre. Durante a criação da ficha, o jogador deverá estar classificando sua arma de ★ até ★★★★★ estrelas. Na avaliação, um staffer observará a classificação e orientará a melhor forma. Estas pontuações serão distribuídas em 5 características básicas que definem uma arma:

Corte:
Perfuração:
Esmagamento:
Manuseabilidade:
Alcance:


Abaixo explicaremos cada uma destas características.


CORTE

Esta característica define a capacidade de corte de sua arma. Algumas armas são voltadas totalmente ao dano de corte, e por isso, geralmente possuem uma boa pontuação neste atributo.

PERFURAÇÃO


Esta característica define a capacidade de perfuração de sua arma. Algumas armas são voltadas ao dano por perfuração, e por isso, possuem uma boa pontuação neste atributo.

ESMAGAMENTO


Algumas armas são isentas da capacidade de corte ou perfuração, entretanto, podem ser voltadas ao dano por esmagamento, e por isso, possuem uma boa pontuação neste atributo.


MANUSEABILIDADE


Esta característica define o grau de facilidade com que seu personagem poderá movimentar sua arma. Uma arma grande e desajeitada certamente terá uma baixa pontuação neste atributo, enquanto que uma arma pequena e leve, terá uma alta pontuação em manuseabilidade.


ALCANCE


Alcance é a característica que define o nível de alcance que sua arma possui. Armas com bom alcance geralmente são boas em combates com muitos inimigos, pois ela terá maior amplitude de ataque para acertar mais inimigos ao mesmo tempo com um simples movimento.


OFENSIVIDADE


Esta característica basicamente irá definir o grau de ofensividade da sua arma, ou seja, para quê exatamente ela foi projetada.


DEFENSIVIDADE


O mesmo para defensividade. Armas com 5 estrelas em defensividade são características apenas de escudos, no caso.

NÍVEL


Mas se temos as classificações de cada arma, para que serve enfim a Power Sphere ? Veja bem, como dito acima, diferente dos Ranks, que definem as capacidades narrativas de cada personagem, as armas tem níveis ilimitados, e o dano de cada uma é determinado essencialmente pelo seu nível, sendo suas classificações, com exceção de esmagamento, corte e defensiabilidade, apenas auxiliares para entenderem como esse dano é gerado e aplicado, assim como  as praticidades da arma.

Toda arma começa no nível 1, esse é o nível básico, onde a arma acabou de ser forjada e levada para o campo de batalha. O cálculo de dano funciona da seguinte forma: [X(Dano básico para cada RANK) + Y(Dano de arma)]*Classificador.

O Dano básico para cada RANK se encontra neste tópico

Já o dano de arma, segue a seguinte tabela

Nível 1 - 2
Nível 2 - 3
Nível 3 - 4
Nível 4 - 5
Nível 5 - 6
Nível 6 - 7

Já os classificadores "Corte", "Perfuração","Esmagamento" e "Defensiabilidade" entram como modificadores de dano, que alteram o dano conforme a utilização da arma, sendo cada ataque analisado com um modificador diferente, o modificador segue a seguinte tabela

★ - Não altera o dano
★★ - 1,05
★★★- 1,2
★★★★ - 1,5
★★★★★ - 2

Vamos para um exemplo

Suponhamos que João use uma espada simples, e deseje atacar uma fera, João é um personagem de RANK B, portanto seu dano base é 20, além disso, sua arma é de nível 3 , ou seja, somando ambos, temos que o dano é 24. Além disso, nesse primeiro ataque, João usará um corte horizontal, sua arma possui cinco estrelas no quesito "Corte", logo seu dano de 24 é multiplicado pelo modificador(2), resultando no dano total de 48 pontos.

Sendo assim, gostaria de reforçar o bom planejamento e adequação da sua arma ao estilo de luta que deseja adotar para o seu personagem, conforme orientado no tópico de estilos de luta.

Por fim, essa é a tabela que dita a quantidade de Power Sphere Necessárias para aumentar o nível de sua arma

Nível 2 - 10 Power Sphere
Nível 3 - 15 Power Sphere
Nível 4 - 22 Power Sphere
Nível 5 - 30 Power Sphere

Relembrando que, ao aumentar o nível de sua arma, as Power Sphere são utilizadas, ou seja, seu contador voltará a 0. O aumento de nível deve ser feito com uma postagem em sua ficha, requisitando o aumento do nível.
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