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[Sugestão] Pontos cardeais Empty [Sugestão] Pontos cardeais

Mensagem por Aesthesys Seg Mar 16, 2015 8:38 am

Pessoal, estive pensando comigo mesmo...

Sabe a parte do fórum dedicada a Vennas e seus lugares? Estava pensando em organizar isso de um modo diferente. Mas como?

Bem... Se vocês não conhecem, ao menos devem ter ouvido falar dos Pontos Cardeais. Vou distribuir a cidade por regiões, e aplicar os cenários existentes dentro de cada região destacada lá em baixo no fórum. Então no fórum denominado "Região Norte" eu disponibilizaria todos os cenários que ficam na Região Norte de Vennas. No fórum "Noroeste", eu faria o mesmo. E assim por diante.

Talvez eu faça só os 4 pontos cardeais principais mesmo: Norte, Sul, Leste e Oeste. Acham que assim ficaria melhor? Acredito eu, que até mesmo localizaria melhor vocês. Desse jeito, todo mundo teria uma noção melhor da distribuição dos lugares pela Ilha.


Opinem aí! Afinal de contas, quem tem que gostar são vocês. c:
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[Sugestão] Pontos cardeais Empty Re: [Sugestão] Pontos cardeais

Mensagem por Hithlum Seg Mar 16, 2015 8:54 am

Excelente idéia!

E realmente acho que deveria usar 8 pontos! os 4 principais - Norte, Sul, Leste e Oeste e os intermediários, Nordeste, Noroeste, Sudoeste e Sudeste! Até pode adicionar o ponto 'central' também ;)

Fica bem mais fácil de se achar deste modo \o/
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[Sugestão] Pontos cardeais Empty Re: [Sugestão] Pontos cardeais

Mensagem por Axis Seg Mar 16, 2015 9:37 am

Concordo com a ideia e a de Hithlum de adicionar pontos centrais. E não sei se vocês já pensaram nisso, mas poderia ser que cada "região" tivesse peculiaridades, por exemplo: o clima do sul é mais fria e a da região noroeste é quente e conhecida pelos desertos. Claro, isso seria de outro jeito, mas é algo do tipo, então teríamos uma base de como cada região é ou de qual cenários poderia se encaixar melhor.

E dos pontos centrais, imaginei que seria algo como o lugar onde o jogador escolhe como "lar", igual ao .Hack. [Sugestão] Pontos cardeais Icon_scratch
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Mensagem por Aesthesys Seg Mar 16, 2015 9:51 am

Vennas é uma Ilha baseada naquele filme da Rapunzel da Disney. Eu particularmente nunca assisti, mas gostei da ideia da cidade deles. Acho que não faria muito sentido em uma única ilha habitar tantos climas e ambientes assim...

E a ideia do "lar", precisaríamos dar uma utilidade pra isso. A ideia é legal, porque eu mesmo gostaria de ter um, por exemplo. Mas de momento eu não tenho nenhuma ideia. Talvez vocês mesmos possam me dar uma luz, quem sabe. 😕
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[Sugestão] Pontos cardeais Empty Re: [Sugestão] Pontos cardeais

Mensagem por Hithlum Seg Mar 16, 2015 10:05 am

Poderíamos criar um distrito residencial em algumas das regiões. Por exemplo:

Região Sul: Porto, Tavernas, Comércio, Etc.

Região Leste: Templos, Bibliotecas, Etc.

Região Oeste: Distrito residencial, Arena, Etc.

Região Norte: Castelo, Área militar, Transportes, Etc.

~
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[Sugestão] Pontos cardeais Empty Re: [Sugestão] Pontos cardeais

Mensagem por Aesthesys Seg Mar 16, 2015 10:19 am

Sim, poderíamos sim. Como eu disse, eu gosto da ideia.

Mas qual seria a utilidade dessas residências? Se não houver uma, dificilmente alguém vá querer comprar só para poder interpretar lá dentro. Residências costumam ser caras em Jogos Online.

Eu estive pensando em fazer uma loja especial para times. Os times acumulam pontos quando jogam juntos. Mas ainda assim falta aquela questão de dar uma "utilidade" ou "função" pro fatos das pessoas quererem uma casa.

Ou vocês estão falando de Distrito Residencial de Npc's?  :scratch:


Testando:  [Sugestão] Pontos cardeais Regiyo10

[Sugestão] Pontos cardeais Regiyo11

Ficou bom? Sou meio limitado no photoshop.   x.x


Última edição por Aesthesys em Seg Mar 16, 2015 10:44 am, editado 1 vez(es)
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[Sugestão] Pontos cardeais Empty Re: [Sugestão] Pontos cardeais

Mensagem por Axis Seg Mar 16, 2015 10:23 am

Então, eu dei o exemplo dos climas, mas não queria me referir à elas, e sim que cada região tivesse uma 'peculiaridade', algo que nós faça pensar e lembrar delas; como os habitantes da região norte é mais ativa do que a do sul, as lojas são diferentes, ou um povo tem o sotaque puxado, ou uma região é montanhosa e a outra é mais urbana e etc... Algo que os diferencie, já que mesmo se for a mesma ilha, a cultura os fará distintos. Mas isso é só uma sugestão.

E sobre o "lar" penso em quando o avatar morre ele volta para lá ou é o lugar onde o jogador escolhe quando começa a jogar. [Sugestão] Pontos cardeais Icon_scratch

//Edit.// Sobre residências, poderia ser que nem o Log Horizon, que é um prédio só onde os "times" ou "guildas" residam. Mas precisa ter muito dinheiro para comprar um espaço nesse prédio.

E sim, eu curtir a imagem, só a fonte tem que ser mais nítida.
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Mensagem por Hithlum Seg Mar 16, 2015 10:36 am

A imagem está boa, mas melhora essa fonte xD~

Sobre as residências acho legal que poderiam funcionar como um local para armazenar os itens coletados nas aventuras e também podem garantir alguns bonus ;) Por exemplo, em World of Warcraft quando você fica na cidade você ganha o bônus - Rested - que seria o descansado, possibilitando ganho dobrado de experiência por um tempo equivalente ao tempo que se passou descansando. Quando um jogador tem uma casa ele pode passar um tempo nela e ganhar algum tipo de bônus semelhante ;) talvez um modificador de 10 ou 20% de exp entra na próxima missão (vezes 1.2 ou 1.2 exp). Além do mais, é legal ter sua própria casa! Acho que incentivaria inclusive postagens de pura interpretação nas áreas adequadas (Eu faria isso com certeza xD)
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Mensagem por Caesar Seg Mar 16, 2015 10:50 am

Achei muito boa a ideia da divisão e reforço o que disseram ali em cima sobre um ponto central, que na verdade poderia ser uma praça principal. Se serve de ajuda a maioria das civilizações começou a se adequar pelo litoral, ou seja, o local do porto costuma ser também o centro econômico e até político. O lado mais religioso como os templos tendem a ficar um pouco mais afastados em lugarem altos opostos ao porto (se este está ao norte os outros ficariam ao sul) isso vem de uma estratégia da idade média onde, estando em locais com maior visibilidade em caso de algum ataque as ordens religiosas teriam visão e passariam a mensagem para a cidade (claro que isso muda posteriormente com a noção dos Franciscanos e outras ordens que precisam estar entre as pessoas para ajudá-las). Não sei se já perceberam mas tudo gira em torno da praça principal, então poderia usá-la como referência para fazer a distribuição dos pontos cardeais.

Sobre as residências creio que além de ser um local onde a interpretação e postagem sejam livres salvo a casos quando o player está em missão também podem ser úteis para o nascimento de guildas começando desde pequenos times como é atualmente. Fora que também pode ser um lugar para o player guardar itens que não quer carregar o tempo todo e troféus como por exemplo a primeira espada que usou e que de certa forma, apesar de ter arrumado uma melhor, não quer se desfazer dela pela sua carga emocional. Uma relíquia de alguma missão que possa ser ostentada. Uma ideia legal parte também de um ponto no jogo Skyrim, você precisa de uma casa para se casar (aí as questões do casamento envolveriam NPCs também) e lá poderia ficar o companheiro ou mesmo algum pet em treinamento ou que ainda não nasceu.

Não sei se vai parecer racional para vocês ou se to viajando demais considerando que o fórum começou a pouco, mas espero que tenha servido para algo. Alguém tem que ser a pessoa chata que vai falar de história. -q

E a arte do button tá foda. \o
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Mensagem por Aesthesys Seg Mar 16, 2015 10:51 am

Hum... O que acham de um grande prédio, como citado pela Axis, onde todos os times possam residir? Nisso, quem possuir uma residência, ganha um adicional de pontos com os times.

Por exemplo, uma casa poderia dobrar ou ter um modificador de 1.30 no total de Pontos adquiridos pelo time. Assim como o Hithlum disse, um modificador de experiência para quem é solo também.

Pode ser um lugar com Ranking de Pontos totais. Os times mais bem posicionados neste Ranking podem ganhar fama e ser reconhecidos no jogo.

A propósito, fiz um novo:  [Sugestão] Pontos cardeais Regiyo11

@Editando:

Em complemento do que o Caesar disse, vou pegar como referência suas instruções porque elas são realmente bem legais. A parte central é conhecida como Praça Arterial, porque ela liga várias ruas que desembocam em quase todas as regiões da cidade.
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Mensagem por Hithlum Seg Mar 16, 2015 10:59 am

Olha que legal xD Estamos indo pra frente com as idéias rapidamente ;) Só temos que ver certinho agora quais os pontos mais importantes pra se colocar em cada região da cidade... O porto já está criado, e pelo que foi discutido até agora, vamos ter um prédio/área residencial. Acho legal também ter um local para comércio e outro para os templos/igrejas etc ;) Vamos lá postar na área de criação de ambientes para Vennas! (eu mesmo estou trabalhando em um xD)....
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Mensagem por Axis Seg Mar 16, 2015 11:21 am

Primeiro, a imagem ficou legal, a fonte melhorou, mas agora é a parte que parece um pergaminho que tem que estar nítido, está muito "embaçado" e assim deixa um pouco "feio". xD

Segundo, gostei da ideia dos pontos para os times que residirem no prédio/residência. Eu não iria querer uma casa, essa é minha opinião, mas claro, que outros com certeza irão querer uma, mas a proposta de guardar objetos ganhos nas aventuras ou eventos é uma boa, porém, isso também pode ser feito nesse prédio, cada um teria um "espaço" ou baú para isso. Ou teria uma NPC nesse prédio que guardaria os objetos de todos.

E por ultimo, a praça como ponto central, apoiado. o/
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Mensagem por Caesar Seg Mar 16, 2015 11:59 am

O edifício seria como alojamento então? Nada mal.
Mas se quiserem um lugar só para guardar itens e espólios talvez um banco se encaixasse melhor.

Problema de criar lugares é que você tem 314354542 ideias, mas quando vai ver só 3 prestam. Me senti agora nessa situação. :(
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Mensagem por Aesthesys Seg Mar 16, 2015 1:33 pm

Eu acredito que locais como bancos e residências seriam muito pouco usados. O Narrador e o Jogador ficar zanzando de tópico em tópico a cada turno seria um pouco massante e não faria aventura alguma andar. Eu ainda tenho minhas dúvidas...


Melhor?
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Mensagem por Axis Seg Mar 16, 2015 10:58 pm

Também acredito que bancos e residências iriam ser pouco usadas, o jogador poderia até chegar ter uma residência (principalmente essa), mas isso seria mais pelo "status" de ter uma do que pelo seu uso real. No caso o prédio é suficiente, e o narrador só apareceria quando fosse deposito de equipamentos, poções, dinheiro e etc...

E sim, a imagem ficou muito melhor. Está nítida e a fonte combinou perfeitamente. :3
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Mensagem por Noskire Seg Mar 16, 2015 11:21 pm

Na Cidade de Vennas só tem 6 tópicos, pelo o que eu vi, não acho necessário dividir, a não ser que vá aumentar esse número. Se for, não seria melhor dividir por "estados" ou algo do tipo?

Por exemplo, em Eragon (livro), o mundo, que é meio que uma ilha, é dividido em grandes regiões, cada uma com suas cidades e pontos importantes. Para quem quiser ver... mapa.

Eu acho que assim fica melhor separado e pode-se definir cada um por características, como já disseram. Um "estado" pode ser uma grande cordilheira de montanhas, outro pode ser uma grande floresta, outro um deserto, outro um local bastante frio e cheio de neve...




Sobre as residências, eu não gostei muito do alojamento não. :v

O resto eu achei interessante. Se não me engano, li em algum lugar que, ao morrer, você perde seus itens. Além disso, se eu carregar itens demais, eu provavelmente ficarei lento. Não quero nenhum dos dois. Um safe spot resolveria os dois problemas.

Uma solução seria o banco, que poderia me cobrar, digamos, 100 moedas por depósito/saque de itens. Tendo uma capacidade máxima, talvez. 50 itens, por exemplo.

Outra solução é uma casa, onde você poderia colocar seus itens e não teria perigo de alguém roubar, sendo que não pagaria por depósito/saque, apenas pela compra da casa.

Além disso, também pode ter uma "base" ou similar. Para se formar uma guilda/clã, poderia ser necessário comprar uma "base" antes. Poderia começar com um local pequeno e praticamente sem decoração, custando pouco e permitindo poucos membros. Com o tempo, os membros do clã poderiam ir dando upgrades na sua base, que permitiria aceitar mais membros. Além disso, a guilda também poderia ser um "local seguro" - ou seja, não poderiam atacar dentro da guilda - e dar um baú para cada membro guardar suas coisas, similar a casa.




Além disso, o banco me deu a ideia de cartas. Onde vc manda item ou dinheiro para aliados/conhecidos. Tem bastante isso em MMOs, acho que poderia ser implementado aqui. Por exemplo, eu poderia mandar uma mensagem para alguém, custando 100 moedas. Mas por um acréscimo de 150 moedas, eu poderia também mandar um item (pequeno ou não) ou alguma quantidade de moedas (limitada ou não).




Acho que só de ideias, por enquanto. :v




EDIT: Os valores que coloquei foram apenas para servir de base, com o intuito dos meus exemplos serem mais fáceis de entender. Podem mudar da forma que acharem melhor. c:
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[Sugestão] Pontos cardeais Empty Re: [Sugestão] Pontos cardeais

Mensagem por Aesthesys Ter Mar 17, 2015 11:02 am

Noskire escreveu:Na Cidade de Vennas só tem 6 tópicos, pelo o que eu vi, não acho necessário dividir, a não ser que vá aumentar esse número. Se for, não seria melhor dividir por "estados" ou algo do tipo?

Sim, o número de lugares vai aumentar com o tempo. E a ilha de Vennas é pequena demais para se criar vários estados. O propósito do fórum é de criar os lugares com climas e paisagens diferentes durante as aventuras (que é onde você escolhe as três palavras-chave para se teleportar para um determinado mapa), e não fazer isso em Vennas. Entende?

A forma de se escolher um mapa é tão branda exatamente por isso.

O resto eu achei interessante. Se não me engano, li em algum lugar que, ao morrer, você perde seus itens. Além disso, se eu carregar itens demais, eu provavelmente ficarei lento. Não quero nenhum dos dois. Um safe spot resolveria os dois problemas.

Uma solução seria o banco, que poderia me cobrar, digamos, 100 moedas por depósito/saque de itens. Tendo uma capacidade máxima, talvez. 50 itens, por exemplo.

Sim, um banco. Mas a questão é que um Banco não é um lugar muito jogável. O cara vai gastar o quê? 2 Turnos para pegar seus itens lá? Fica meio maçante você querer interpretar seu personagem num lugar destes. O mesmo serve para as residências, eu creio. E ficar pulando de tópico em tópico a cada coisa que você decidir fazer, também não é muito viável.

A não ser que eu mude o esquema de missões. Em um único tópico, a pessoa poderia acessar todos os lugares de Vennas. Mas então não fazia sentido dividir tudo em regiões também. Se tratando de um ambiente online onde todos podem interagir entre si, eu acredito que definir os lugares por tópicos é bem melhor.

Eu, particularmente, não acho bacana criar cenários assim. Prefiro deixar nas mãos do Narrador criar isso na hora da Aventura ou coisa assim.
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Mensagem por Hithlum Ter Mar 17, 2015 4:24 pm

Lembro de um fórum que morreu (infelizmente) onde eu jogava que havia uma área de interpretação livre na qual os jogadores podiam criar seus 'Diários'. Lá você escrevia suas próprias observações sobre os acontecimentos de suas aventuras e do seu cotidiano. Tinham pessoas que atualizavam sempre (Eu? Talvez...) Inserindo diversos conteúdos rápidos ou mais elaborados sobre seu personagem. E ficava aberto pra quem quisesse ler pra saber a progressão e história daquela pessoa no fórum! Não era obrigatório e não tinha nenhum GM naquela área (apesar de haver moderação para checagem do conteúdo...), mas mesmo assim era cheio de participantes!

Talvez seja possível criar uma área como essa para o registro dos players em que eles mesmo possam interpretar suas idas as suas casas ou bancos ou tudo mais, sem precisar de um GM para narrar esses eventos tão simples. Entre uma aventura e outra a pessoa pode postar lá que passou em casa, pendurou na parede aquele pedaço de chifre do Boss que derrotou, deixou alguns itens guardados para uso futuro e chamou alguns amigos pra um happy hour noturno onde iriam partilhar suas histórias e organizar a próxima aventura...

Pode parecer supérfluo e perda de tempo, mas tenho certeza que uma boa porção de jogadores faria bom uso de uma parte assim no fórum, livre da necessidade de um GM, e ainda assim influenciando na história de seus PJ's. (Personagens Jogadores)....

Ufa... Fica aí a sugestão! Aí não precisa de preocupar com casas e bancos e tudo mais... e além do benefício de interpretação e desenvolvimento próprio dos jogadores poderia ser concedido aquele bônus de exp pela postagem nessa área (é só avisar o GM que está narrando sua atual aventura!);

\o/
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Mensagem por Aesthesys Qua Mar 18, 2015 7:57 am

O fórum ainda é novo, então primeiramente esse fim de semana estarei criando a área de regiões e acertando todos os tópicos em cada região correta. Começarei a trabalhar no sistema de residências e banco, tentando levar em conta muita das ideias que vocês deram aqui.

Talvez demore, ou não. Mas irei mantendo vocês atualizados sobre o mesmo. Com o decorrer dessa implementação vou avaliando se o sistema ficará viável ou não.
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